quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Reciclagem de pilhas e baterias

Se pararmos para pesquisar sobre este assunto chegará ao nosso conhecimento que anualmente são comercializadas no Brasil cerca de 1,2 bilhoes de pilhas e 400 milhões de baterias. Após o uso podemos considerar que quase toda esta parte tem o destino direto LIXO COMUM; Os componetes cádmo, chumbo, zinco e mercúrio liberam  residuos tóxicos que contaminam o solo e cursos d'água, afetando flora, fauna e o homem e comprometendo e muito a nossa qualidade de vida.
Reciclar é muito importante e este tipo de material tem uma importante valia para principalmente,diminuir os impactos negativos no meio ambiente.
Em nosso país, a reciclagem de pilhas e baterias é mínima, as pessoas ainda possuem a cultura de descartar pilhas usadas no lixo comum e de não levar uma bateria de celular usada, por exemplo, nos postos de coleta das operadoras. Segundo dados de 2008, somente 1% das pilhas descartadas são recicladas.

Cerca de 1% do lixo urbano é composto por resíduos sólidos tóxicos. Grande parte desses resíduos, segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) são restos de lâmpadas fluorescentes, latas de inseticidas e tintas, termômetros, pilhas e bateria.

Se a reciclagem de pilhas e baterias em nosso país ainda não representa um número satisfatório pela falta de consciência por parte do consumidor, postos de coletas nas lojas, fiscalização nos procedimentos de retirada por parte das empresas e, sobretudo, de uma legislação e educação que incentive tais causas para reciclagem, uma forma de tentar mitigar o impacto ambiental causado pelas pilhas e baterias é substituir, na produção, os metais pesados por novos insumos não nocivos .

Estuda-se a possibilidade de extinguir as pilhas comuns pelas pilhas alcalinas ou por pilhas recarregáveis na tentativa de diminuir o descarte e o uso de metais pesados.

Fontes:


http://ambiente.hsw.uol.com.br/reciclagem-pilhas-baterias.htm
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/pilhas_e_baterias/pilhas_e_baterias.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita e volte sempre que quiser. Um abraço do amigo: Jaílson da Luz