terça-feira, 15 de novembro de 2011

Contribuição - Espaço Aberto

Hoje tenho a Honra de abrir este espaço para você amigo colaborador que deseja expor aqui neste blog assuntos que dizem respeito ao nosso cotidiano.
E para inaugura-lo convidei nosso amigo Reinaldo Oliveira - companheiro que sempre esteve presente em assuntos relacionados à temas como Juventude - Projetos como o NORA - e também assuntos relacionados à Marketing ,Vendas, Gestão e Metalurgia.

Abaixo segue o texto, caso queiram conhecer um pouco mais de seus trabalhos podem acessar o site: http://www.careoli.com.br/ lá vocês poderão ter acesso à outros assuntos.
Boa leitura.



Vamos continuar a crescer !!!



Este foi o tema da revista EXAME, edição Número 1004, na qual trouxeram uma matéria excelente, baseada em uma pesquisa com 335 empresas instaladas no país, representando as diversas áreas de atividade: indústria, comércio, serviços e agronegócio, gostaríamos de propor uma reflexão com base nesta análise.

Fundamentalmente a preocupação está baseada nas notícias de instabilidade dos mercados externos – China; Europa e EUA – porém neste momento não estão afetando o otimismo do empresariado brasileiro, embora haja muita cautela, conforme relatam as matérias consultadas.

Quanto à expectativa para a rentabilidade nos próximos 12 meses, a pesquisa revela que 52% dos entrevistados esperam crescer; 37% esperam manter o nível atual e 10% somente, disseram que devem diminuir. Já quando o assunto é associado às incertezas internacionais, 54% assinalaram como positivo, há SIM uma preocupação, enquanto 46% disseram que NÃO.

O crescimento do mercado interno e a necessidade de produção com qualidade, geram uma preocupação dos empresários por conta da escassez de mão de obra qualificada, fruto da fraqueza do nosso sistema educacional e os sucessivos aumentos no custo do trabalho, muitas empresas já estão adotando os Treinamentos in company como uma alternativa para driblar este problema. Além disso o que se espera é melhorar a eficiência quanto à produtividade do trabalhador brasileiro, que segundo uma pesquisa recente, hoje equivale à do japonês de 1964 e que a produtividade do trabalho no Brasil crescerá 2,4% ante 7,9% na China, este ano.

Já referente à preocupação das empresas brasileiras com o ano de 2012, dois gráficos em especial chamaram a atenção, um deles se refere à seguinte pergunta: A maior preocupação da empresa atual é com: o maior percentual (23% dos entrevistados) respondeu que se refere

à alta dos custos do negócio e a segunda pergunta se referia a: Se a crise mundial piorar, a empresa pretende: 63% responderam que é Cortar os custos internos.

Este cenário nos faz acreditar que as empresas estarão cada vez mais atentas e empenhadas nas questões da GESTÃO dos CUSTOS e AUMENTO da PRODUTIVIDADE, como fatores fundamentais para a melhoria da competitividade no mercado nacional e internacional.


Reinaldo Oliveira

15/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita e volte sempre que quiser. Um abraço do amigo: Jaílson da Luz