segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O que muda com a chegada da Primavera?

A primavera começou à meia noite e nove minutos de quinta-feira.
O que muda no tempo?
A principal diferença em relação ao inverno é a umidade do ar, que aumenta aos poucos até a próxima estação, o verão.
Por isso, ao longo dos 89 dias da primavera, no interior paulista volta a chuva, depois do período de estiagem.
Dizem os especialistas que o período de chuva mais forte deve começar na segunda quinzena de outubro. A previsão é que o volume de chuva não seja acima da média, mas as pancadas que acontecem neste período são mais fortes, com ventos e trovoadas.


A primavera é uma estação de transição entre o inverno e o verão, e sua principal característica são as pancadas de chuva. Por isso, as queimadas e o tempo seco devem terminar até dia 15 de outubro. Essa massa de ar seco que predominou no inverno começa a se dissolver com a chegada das chuvas no Sudeste e Centro-Oeste.
Em algumas ocasiões, nesta primavera, podem ocorrer raios, ventos fortes e quedas de granizo na região central do país. Apesar das chuvas, a previsão é de temperaturas em elevação gradativa no Sudeste e Centro-Oeste.
De acordo com o Inmet, a previsão nesta primavera é de chuva acima da média histórica no extremo norte da Região Norte, e abaixo da média na Região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul.

Na Região Sul, deve aumentar a ocorrência de raios e sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. As temperaturas aumentam gradativamente na região.

No trimestre de setembro, outubro e novembro, a maior parte da Região Nordeste encontra-se na sua estação seca, exceto no sul dos estados do Piauí, Maranhão e no oeste da Bahia. No centro-sul da Região Norte, o período chuvoso começa nos meses de outubro e novembro, com o aumento gradativo das pancadas de chuva e trovoadas.

Fonte: Inmet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita e volte sempre que quiser. Um abraço do amigo: Jaílson da Luz