terça-feira, 17 de julho de 2012

Erros de Português?Cuidado!

Outro dia lendo uma Revista, sabe estas que deixam em consultórios, antigas ... li uma matéria que achei legal dividir com vocês, aliás demorou tanto para que o Dr. me chamasse que até copiei um trecho ...

" Cada vez mais é exigido o conhecimento e domínio de outros idiomas para sustentar e crescer na carreira profissional. Hoje em dia, pais se preocupam com o aprendizado do inglês e na medida do possível já procuram inclusive escolas bilingües para os primeiros passos na vida escolar, já contando com o futuro profissional de seus filhos.
Porém tão importante quanto conhecer e dominar outro idioma se faz necessário o conhecimento do seu idioma nativo, no nosso caso o português. Saber se expressar corretamente, escrever com domínio da gramática, concordâncias, conjugação do verbo, grafia é um grande desafio.
É dito pelos selecionadores de pessoal que cerca de 40% dso candidatos reprovados, os principais motivos estão na prova escrita e na entrevista, por conta de erros gravíssimos de português. Há realmente um descaso com o nosso idioma e nos últimos tempos a internet, que tem uma linguagem própria cheia de códigos o que vicia na escrita e até na fala, principalmente os jovens.
Mas claro que isso deve ser repensado e modificado, devemos nos policiar ao escrever relatórios, emails e mensagens instantâneas, principalmente no ambiente de trabalho.
Dica: Procuremanter a mesma postura do português correto nestes textos e o mais importante, revisar sempre e ler bastante, a sua linguagem escrita e falada faz parte do seu cartão de visitas, capriche."

Texto extraido da Revista: em Condomínios - Campo Belo & Aeroporto - Por Rosangela Casseano

Minhas observações:
Conversando com uma amiga sobre o assunto ela reforçou o texto dizendo que vê isso diariamente com seus alunos de 4a. série que por terem uma rotina de emails, msn, costumas abreviar as palavras da mesma forma em suas atividades e até em redações, são palavras como: VC para você; SDD para saudade; TD tudo; entre outras.
Vamos pensar, refletir e nos conscientizar de que devemos instruir nossos filhos em questões como estas também, não podemos deixar nossa Língua mãe se acabar.

Pensem nisso!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita e volte sempre que quiser. Um abraço do amigo: Jaílson da Luz