quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como nasceu o Respirômetro?

O Respirometro foi desenvolvido pela TV Globo em parceria com a faculdade de medicina da USP e com os institutos de Física e de Astronomia. Através dele, será feito um mapeamento para saber em quais avenidas o paulistano respira mais sujeira.



Com ajuda de cientistas nasceu este equipamento que tem um filtro onde o ar entra e fica algumas particulas que serão analisadas, é como se fosse nosso pulmão aspirando este mesmo ar, um pulmão eletrônico.
O medidor verá as particulas menores aspiradas a cada 10 segundos, será avaliado por uma média em 24h - e o aparelho dará exatamente a qualidade de ar que está ali naquele local. Ele também avalia o ozônio que é formado na atmosfera.

Não sei se você que agora está lendo já sentiu uma terrível dor de cabeça, ardencia nos olhos quando vai para os grandes centros? Antigamente eu sentia somente quando ia pra região da 25 de março, Sé, hoje basta dar uma passada na Avenida dos Autonomistas que já dá pra sentir que a qualidade do ar mudou, e muito.

Outras ações para medir a qualidade de ar foram feitas como o uso de lençóis distribuidos à população. Todos os dias podemos acompanhar este projeto no SPTV.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita e volte sempre que quiser. Um abraço do amigo: Jaílson da Luz