terça-feira, 18 de maio de 2010

VACINAÇÃO


Mais de 17 mil idosos foram vacinados no primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a gripe em Osasco


A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe sazonal (comum), realizada em Osasco no último sábado, dia 8, imunizou 17.134 idosos no primeiro dia da campanha. Este número superou as expectativas segundo o Departamento de Saúde Pública do município.



Na ocasião, gestantes, portadores de doenças crônicas específicas de qualquer idade, crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade, a adultos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos foram vacinados contra a influenza A (H1N1).



Segundo a diretora de saúde pública de Osasco, Mirtes Fabricante, a expectativa era atender pelo menos 10% da população total de idosos de Osasco no primeiro dia da campanha, o que significa 6.485 pessoas com 60 anos ou mais. “Este número superou nossas expectativas já que 26,42% da população de idosos procuraram um dos 40 postos de vacinação para se imunizar contra a gripe sazonal”, enfatizou a diretora.



A campanha de vacinação contra a gripe sazonal se estenderá até o dia 21 de maio e acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em seu horário de funcionamento. Os idosos portadores de doenças crônicas graves poderão ser vacinados contra a gripe H1N1.



“A vacina contra a H1N1 não protege contra a gripe sazonal, por isto o idoso tem que tomar as duas vacinas”, recomenda a diretora. Ela também ressalta a importância das pessoas dos grupos prioritários procurarem os postos de vacinação para se imunizarem contra a gripe H1N1 e, no caso dos idosos, para se imunizar contra a gripe comum. “Com a chegada do inverno, o risco de transmissão é maior da gripe, por conta das baixas temperaturas e da maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, orienta. Mirtes recomenda que para se prevenir de qualquer gripe deve-se seguir os seguintes cuidados básicos:



· Lavar as mãos constantemente, principalmente após tossir e espirrar

· Separar materiais de uso pessoal durante o estado gripal

· Proteger boca e nariz com lenço de papel ou no antebraço, ao tossir ou espirrar, descartando no lixo o lenço de papel utilizado

· Evitar locais de aglomeração quando gripado, para evitar transmissão para pessoas saudáveis

· Manter hábitos saudáveis de alimentação e hidratação



Já na segunda-feira, dia 10 de maio, iniciou a etapa de vacinação contra a gripe H1N1 para a população entre 30 e 39 anos em todas as UBS do município.



Ainda está disponível a vacinação contra a gripe H1N1 para as pessoas que ainda não foram imunizados dos seguintes grupos prioritários:

- Gestantes

- Portadoras de doenças crônicas específicas de qualquer idade

- Crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade

- População de 20 a 29 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço sua visita e volte sempre que quiser. Um abraço do amigo: Jaílson da Luz